imprensa

prevenção

09/06/2016

Profissionais de educação participam de capacitação do Conselho Tutelar

Nesta quinta-feira (9), o Conselho Tutelar de Brusque realiza uma capacitação para profissionais de educação, para o combate e prevenção de maus-tratos e violência sexual à criança e ao adolescente. O evento, realizado no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB), reúne professores, coordenadores e diretores da rede municipal, estadual e particular de ensino.

O objetivo, como explica o conselheiro Nathan Krieger, é capacitar profissionais das escolas, para que possam reconhecer sinais de maus-tratos e violência sexual e como encaminhar cada caso. “Estas pessoas serão referência nas escolas para nos contatar caso identifiquem algum caso de violência, por isso elas precisam entender como é fluxo de trabalho”.

A primeira palestra do dia foi ministrada pela psicóloga policial Aline Pozzolo
Batista, da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Brusque. Ela explica que a discussão precisa ser feita em vários níveis. “Para o tamanho de nossa cidade há muitos casos de violência contra criança e adolescente. Precisamos capacitar os profissionais para que a criança não seja revitimizada, passando por várias instituições até que seja atendida”.

A coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil Hilda Anna Eccel 2, participa do evento e ressalta que a capacitação é importante para que possam identificar mais cedo um caso de violência. “Muitas vezes não temos este olhar, podemos pensar que é um machucado comum, por isso precisamos estar atentos”.

No período da tarde serão explicados aos participantes os fluxos de atendimento pelo Conselho Tutelar, Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, além do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).


Clarissa dos Santos/Secom