DESENVOLVIMENTO

23/06/2017

Governador assina ordem de serviço para construção do Centro de Inovação de Brusque

O prefeito Jonas Paegle participou nesta quinta-feira (22), na Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), em Blumenau, da solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro de Inovação de Brusque. A documentação assinada pelo governador Raimundo Colombo prevê a edificação de 3,1 mil metros quadrados, instalados na rua Itajaí, no bairro Limoeiro, em um terreno doado pela AMPE ao Governo do Estado. Serão destinados R$ 5,89 milhões para a realização dos serviços, que serão executados pela empresa vencedora da licitação, Esphera Sul Empreendimentos. A ideia de construir estes centros começou em maio de 2011, quando Colombo conheceu um modelo semelhante em Barcelona, na Espanha, que inspirou a implantação desses Centros de Inovação em Santa Catarina.

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, destacou o planejamento para a construção de 13 centros em diferentes regiões do estado. Os ambientes contarão com aceleradoras de empresas, incubadoras, laboratórios de pesquisa, de capacitação e de consultoria para novos negócios. Além de espaços para eventos e mostras, showroom das empresas instaladas, auditórios e salas de treinamento e de videoconferência. Os centros funcionarão regionalmente como estruturas de apoio as mais diversas iniciativas de inovação, educação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico. O objetivo é oferecer um local ideal para a capacitação e formação de empreendedores, gestores e professores.

Para Paegle é uma conquista para Brusque ser contemplada com esta grande obra, que trará novas oportunidades a nossa região, incentivando o crescimento econômico e social.

FUNDAM
Logo após as assinaturas das ordens de serviços, Colombo apresentou o programa FUNDAM 2 para os representantes das 14 cidades integrantes da AMMVI. O valor a ser repassado a cada município ainda será definido. Em todo o Estado, o investimento previsto para esta nova edição do Fundam é de R$ 700 milhões. O projeto para este ano foi aprovado na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (21), e nesta sexta (23) será exposto à diretoria do BNDES, para as tratativas de repasse dos recursos.

De acordo com o governador, todos os municípios de Santa Catarina poderão novamente ser contemplados pelo programa. A exemplo da primeira edição, cada cidade terá autonomia para escolher o investimento a ser realizado com o recurso, dentro das áreas previstas pelo FUNDAM.

Troca de comando da 7ª RPM/SC
Ainda em Blumenau, Paegle acompanhou na manhã desta quinta-feira (22), a troca de comando da 7ª Região da Polícia Militar de Santa Catarina. A Coronel Claudete Lehmkuhl deu lugar ao Coronel Carlos Alberto Fritz Bueno. O cerimonial foi conduzido pelo comandante-geral da PM de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm e contou com a presença de diversas autoridades da região. A Coronel Claudete, fez um discurso emocionante, onde enalteceu seus colegas da PM, pelo respeito e dedicação, com que conduziram seus trabalhos nesse período em que ela esteve a frente do comando da 7ª RPM.