orçamento

06/07/2017

Controladoria-Geral do Município realiza encontro com diretores escolares

Na manhã desta quinta-feira (7) a Controladoria-Geral do Município, em parceria com a Secretaria de Educação, reuniu os gestores das escolas da Rede Pública Municipal de Educação para explicar sobre controle, conscientização de despesas realizadas nas unidades escolares, eficiência na capacidade de organização com o intuito de obter o máximo de produto ou serviço com o menor dispêndio possível.

De acordo com o controlador-geral, Daniel Felício, o encontro foi de grande importância para atentar os diretores sobre as finanças do município. “Alertamos a todos para manter o orçamento equilibrado no semestre que está por vir, posto que as necessidades das unidades escolares estão acima das reais condições orçamentárias e financeiras disponíveis”.

“Por mais que as receitas mantenham-se estáveis, as despesas continuam a crescer, e esse fato enseja uma maior atenção, a fim de evitar medidas mais drásticas”, explica Daniel. Durante a reunião ainda foi pontuado quanto a necessidade de planejamento de características operacionais, permitindo um melhor aproveitamento dos recursos já disponíveis.

A Controladoria destacou quanto a mudança de cultura, conscientização, responsabilidade e uso com inteligência dos bens públicos, entre outros pontos, alertando também quanto ao uso da água, da energia, do material de limpeza, da higiene, bem como, da realização do inventário dos bens públicos das unidades escolares.

Ao final do encontro os diretores puderam esclarecer dúvidas e sugerir ideias. “Enfatizamos a importância do diretor escolar em realizar a gestão financeira, administrativa e de pessoal, de modo a mitigar problemas, e, neste ponto, todos estão dispostos a desenvolver um trabalho que possam dar resultados positivos para o município”, explica.

Daniel ressalta que a ideia é que os encontros sejam realizados mais vezes e em outas secretarias. “Começamos com os diretores, pois são muitas escolas, mas queremos expandir e realizar encontros com gestores de outras pastas”, finaliza.