imprensa

Direito do Consumidor

05/09/2017

Mutirão do Procon realiza audiências conciliatórias na Unifebe

O Procon de Brusque iniciou nesta terça-feira o 1º Mutirão para Audiências Conciliatórias. O evento está sendo realizado na Unifebe e vai até essa quarta. O objetivo é solucionar conflitos da competência do Direito do Consumidor. As mediações serão realizadas no Bloco A da Unifebe pelos acadêmicos de Direito do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Instituição, com o apoio do Juizado Especial Cível e Criminal de Brusque, das 9h às 11h e das 13h30 às 17h.

Atualmente, as principais reclamações que chegam ao Procon estão relacionadas às telecomunicações: internet, telefonia e TV, mas o órgão tem encontrado um número satisfatório de resoluções, que gira em torno de 80%. A abertura oficial foi realizada no auditório do Bloco C da Unifebe e contou com a presença de diversas autoridades do meio jurídico, entre elas a juíza de direito Camila Coelho que valorizou a iniciativa. “É um momento muito importante proposto pela Unifebe e pelo Procon de Brusque. É muito importante fazer com que os conflitos sejam resolvidos sem a necessidade de brigas jurídicas”, destaca.

Para o diretor do Procon, Fábio Caetano Pereira, o principal objetivo é solucionar os conflitos de forma harmônica e de uma maneira ágil. “A satisfação do consumidor passa também pelo fator tempo”, observa. A coordenadora do NPJ da Unifebe, Adriana Bina da Silveira, destaca que durante os dois dias serão 80 audiências conciliatórias que vão auxiliar as pessoas a resolverem conflitos de forma mais rápida.

Ela ainda ressalta a oportunidade de oferecer experiência prática aos acadêmicos de direito com a iniciativa. “São pelo menos 150 alunos da Unifebe envolvidos diretamente. É importante eles vivenciarem este ambiente para que eles consigam, sempre que possível, solucionar os conflitos de forma pacífica”.