imprensa

conscientização

22/03/2018

Descida do Rio Itajaí-Mirim recolhe mais de 750 quilos de lixo

Para celebrar o Dia da Água, nesta quinta-feira (22) foi realizada a sexta edição da Descida do Rio Itajaí-Mirim. O trajeto deste ano iniciou atrás do Colégio Cultura, no bairro Jardim Maluche, até as proximidades da Bilu, no bairro Santa Terezinha.

Ao longo do percurso foram recolhidos cerca de 750 quilos de lixo. “Em relação ao ano passado foi retirado um menor número de lixo, pois o trecho percorrido foi diferente. Aqui o lixo é aquele descartado pelas pessoas ao caminhar nas margens, material jogado nas calçadas. Mesmo assim é um número expressivo, o que mostra que ainda há muito a se fazer em conscientização”, explica o coordenador da Defesa Civil, Edevilson Cugiki.

O superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Cristiano Olinger, ressalta que a ação ajuda a chamar atenção para o cuidado que deve-se ter com os rios. “Precisamos incentivar a todos a reduzir os resíduos e principalmente fazer o descarte correto. Hoje vimos muito plástico, que demora anos para se decompor, e está aqui poluindo nossa água”.

A ação foi uma realização da Fundema e Defesa Civil, com apoio do Samae e Secretaria de Obras.

Semana da Água

A Descida do Rio Itajaí-Mirim faz parte da programação da Semana da Água, que começou na segunda-feira (19), com o início das aulas do projeto Sairinhas. Teve ainda Gincana da Água, palestra “Educação Ambiental vem de Berço”, com grupo de gestantes.

Nesta quinta-feira (22), com parte do material retirado do rio, será realizada uma Blitz do Lixo, em frente ao Sesc. A programação encerra na segunda-feira (26) com mais uma aula do projeto Sairinhas.