30/05/2018

SECOM alerta população brusquense sobre o cuidado com as fake news

O governo municipal está orientando a população para que busque confirmar informações que chegam pelas redes sociais, antes de repassar e compartilhar. Sobretudo no momento atípico de crise que vive todo o país, desde que foi iniciada a paralisação dos caminhoneiros.

De acordo com o diretor-geral de Comunicação da Prefeitura de Brusque, Murilo Popper, as famosas fake news têm se proliferado em grupos do aplicativo mensageiro WhatsApp e, também, em canais não oficiais.

“É importante que a comunidade se conscientize que há uma grande responsabilidade envolvida no ato de se compartilhar uma notícia. Se a informação em questão for falsa, muitas pessoas podem, inclusive, ser prejudicadas das mais variadas maneiras”, informa Popper.

Para ajudar a reconhecer as notícias falsas, dicas simples podem ser seguidas. “Geralmente as fake news possuem erros ortográficos e manchetes hiper sensacionalistas. Também é importante ler toda a notícia e não apenas a chamada, antes de repassar. Sites com pouca credibilidade geralmente também são grandes fontes de notícias falsas. Talvez o mais importante disso tudo seja checar em outros sites de referência, para saber se a mesma notícia encontra-se por lá”, continua o diretor-geral.

Vale ressaltar que o sites, fanpages e perfis dos órgãos governamentais são fontes fidedignas de informação. Elas mantém informações atualizadas, sobretudo, acerca do atual momento que vive o Brasil.

Outras dicas

Confira a data de publicação dos posts
Pesquise a notícia no Google
Evite sites conhecidos por sensacionalismo