imprensa

06/06/2018

Escola Angelo Dognini realiza ações de conscientização para celebrar a Semana Nacional do Meio Ambiente

As crianças da Escola de Ensino Fundamental Angelo Dognini, no Planalto, realizaram diversas ações em parceria com os professores para comemorarem a Semana Nacional do Meio Ambiente, que tem como ponto principal o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado sempre em 5 de junho.

Para estimular a discussão sobre o tema, os professores envolveram os alunos em atividades voltadas para a conscientização da preservação ambiental e de atitudes responsáveis. Foram realizadas peças de teatro, apresentações artísticas e de projetos sustentáveis aproveitando material reciclável.

As crianças do 1º ao 9º anos apresentaram muita criatividade ao desenvolverem roupas com usos dos mais variados elementos como plástico e jornal. Um vestido feito com várias cartas de baralho também chegou a ser utilizado por uma estudante.

Os alunos também usaram jornais e outros materiais para fazerem vários brinquedos, entre eles carrinhos, casas, fogões com uso de cds representando as chapas, entre outros. Muitas destas atividades também envolveram os pais dos alunos, conforme destaca o diretor da escola, Ivanor de Mendonça. “Traçamos uma estratégia de trabalho que era o de mobilizar toda a comunidade como um todo e mostrar que pequenas ações como essas podem auxiliar na conscientização e gerar atitudes mais responsáveis”, observa.

Ele ainda ressalta que no dia 11 haverá uma caminhada pelas ruas do bairro para envolver a comunidade sobre a temática. “Os próprios alunos desenvolveram informativos chamando atenção para a causa e prejuízos causados para a comunidade caso não exista o verdadeiro cuidado com o meio ambiente”, destaca.

A coordenadora da Secretaria da Educação, Stela Maris Fischer, parabenizou a escola e os alunos por todo o trabalho. “Quando se fala de meio ambiente, sempre é muito bom ver trabalhos maravilhosos como esses. Temos alunos e professores com talento e vontade de fazer a diferença. Não tenho dúvidas de que estas crianças levarão isso para as suas vidas. O importante é que, cada um no seu espaço, possa dar o seu melhor para termos mais qualidade de vida”.