imprensa

21/06/2018

Alunos da Escola Augusta Knorring são convidados para representar o país na Olimpíada Internacional de Matemática

Alunos da Escola de Ensino Fundamental Professora Augusta Knorring, do bairro Steffen, receberam uma carta credencial para participação na Asia International Mathematical Olympiad – Aimo 2018. O convite veio em virtude do desempenho dos estudantes, com a conquista de medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras.

“O Programa de Olimpíadas da Rede POC, organizador oficial da olimpíada no Brasil, tem o prazer de informar que sua instituição foi selecionada para integrar a delegação do Brasil”, diz o comunicado. O evento será realizado de 3 a 7 de agosto, na cidade de Bangcoc, na Tailândia.

Conforme destaca a professora do sexto ao nono ano, Cristiane Wagner da Rosa Braintenbach, os alunos do 4º ano B e 5º ano A ficaram com o ouro na etapa estadual, enquanto os estudantes do 6º ano A levaram a prata. Na fase nacional, o 6º ano levou o bronze, enquanto os alunos dos 4º e 5º ano ficaram com a prata.

Os estudantes tiveram que fazer uma prova interclasses, em que a turma toda se divide em grupos para resolução de questões da prova. Posteriormente, todas as respostas são juntadas. “É uma prova colaborativa, que traz questões em inglês também e de raciocínio lógico e problematização”, explica a professora.

Ela observa que essa carta convite é importante porque acaba incentivando os alunos a estudarem e gostarem mais da disciplina de matemática “Estamos felizes, porque ficamos à frente de muitas escolas estaduais e particulares. Essa carta convite é um reconhecimento e faz com que os alunos continuem estudando para essas provas”, comenta.

Sobre a Aimo
A Aimo é uma iniciativa conjunta de três das melhores instituições mundiais dedicadas ao estímulo ao ensino da Matemática: Asian Mathematical Olympiad Union, the China Education Research Association e the Hong Kong Mathematical Olympiad Association.

Trata-se de uma competição individual aberta, para escolas convidadas pelas secretarias regionais da Aimo. Participam estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental até a terceira série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. O objetivo da ação é estimular o interesse pela Matemática e promover a melhoria do seu aprendizado.

A iniciativa é realizada desde 2012, quando ocorreu em Hong Kong. Nos anos seguintes foram realizadas em Taiwan (2013), Chengdu, na China (2014), Tailândia (2015), Hong Kong (2016), e Malásia (2017). O evento tem a participação anual de mais de 2 mil estudantes de 13 países ou regiões do mundo: Brasil, Bulgária, Cazaquistão, China, Cingapura, Coréia do Sul, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Macau, Malásia, Myanmar e Taiwan.

Sobre a Rede Poc
A Rede Poc é uma instituição privada de intercâmbio científico juvenil cuja missão é promover a excelência na educação através do estímulo ao interesse pela Ciência, Tecnologia e Inovação e foi convidada a ser a Secretaria Regional da Aimo no Brasil. Desde 2000 seleciona, orienta, acompanha ou prepara estudantes brasileiros para olimpíadas, feiras, escolas avançadas, summer courses e fóruns nos seguintes países: África do Sul, Argentina, Alemanha, Austrália, Bulgária, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Coréia do Sul, Costa Rica, Eslováquia, Índia, Indonésia, Itália, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Rússia, Suíça e Suécia.