imprensa

Voluntariado

16/07/2018

Núcleo Extensionista Rondon revitaliza Praça do Bairro Azambuja

Desde o último dia 11 de julho, 21 integrantes do Núcleo Extensionista Rondon (Ner), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), desempenham diversas ações, capacitações e oficinas no município de Brusque. Trata-se de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria Municipal de Governo e Gestão Estratégica (SGGE), e a instituição estadual de nível superior.

Um dos serviços desempenhado pelos rondonistas ocorreu neste domingo (15). Na ocasião, os voluntários efetuaram uma verdadeira repaginada na Praça do Bairro Azambuja. Além dos serviços de roçada, jardinagem e embelezamento, os estudantes também disponibilizaram serviços de saúde para a população do bairro.

“Por sinal, ficou um trabalho muito bem feito”, comenta o diretor geral da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Cesari. “A programação também envolveu algumas entidades da cidade, que abriram suas portas para que o projeto pudesse entrar, tornando possível essa troca de experiências”.

Os integrantes do núcleo de extensão ficarão alojados na Arena Brusque até o último dia de atuação no município, previsto para 21 de julho. Conforme Cesari, um dos maiores objetivos visados com esta parceria foi a capacitação dos profissionais das secretarias municipais de Assistência Social e Habitação, Educação e Saúde, através das oficinas realizadas pelos universitários

“Elas visam o aperfeiçoamento e o aprimoramento das atividades, para que os servidores sintam-se, no dia a dia, mais capacitados no desenvolvimento de suas funções”, destaca o diretor geral. “São programações de manhã, a tarde e a noite. Além das oficinas específicas para cada secretaria, os rondonistas também oferecem cursos e capacitações para os usuários de unidades como o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e Cras (Centro de Referência em Assistência Social)”.

Além da SGGE, a Secretaria Municipal de Educação também participou da vinda dos rondonistas para Brusque, custeando a alimentação e alojamento dos voluntários.