imprensa

50 Parcerias Municipais pelo Crima

16/07/2018

Primeiro dia em Karlsruhe reserva importantes discussões para Brusque

O primeiro dia da missão dos representantes do governo municipal de Brusque ao Distrito de Karlsruhe, Alemanha, foi marcado por diversas atividades referentes às 50 Parcerias Municipais pelo Clima.

Logo pela manhã desta segunda-feira (16), o grupo foi recebido pelo administrador do distrito, Christoph Schnaudigel. Na ocasião, foi repassado todo o cronograma de eventos e solenidades que serão realizados durante a semana.

O próximo compromisso ocorreu na Universidade de Karlsruhe, onde a comitiva, liderada pelo secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, William Molina, participou de um amplo debate sobre mobilidade urbana, vinculada com sustentabilidade climática.

Já no período da tarde, os brusquenses, acompanhados dos anfitriões alemães, visitaram a empresa de soluções tecnológicas PTV, responsável por criar softwares que coletam dados do tráfego urbano, com o objetivo de deixá-los mais eficientes. A organização tem como norte otimizar rotas, simulando cenários virtuais, modelando cidades para um desenvolvimento baseado cientificamente.

A intenção, conforme o secretário, é articular a introdução desta tecnologia no município de Brusque. “Ela já é aplicada nas cidades de Londres, Dubai, e outras pelo mundo. Nós tivemos a sensação de que esse software, acoplado aos estudos que serão realizados, trará muitos benefícios para a nossa cidade”, comenta Molina.

Era fim de tarde quando os representantes da administração retornaram à sede do Distrito de Karlsruhe. Lá, prestigiaram um workshop acerca de todos os temas tratados durante o dia. Durante aproximadamente duas horas, os participantes obtiveram conhecimentos e efetuaram discussões sobre todas as ações previstas no 50 Parcerias Municipais pelo Clima.

“Falamos sobre as estações Smight, as lâmpadas LED e, principalmente, sobre o plano de mobilidade, que é um dos nossos maiores objetivos, e um projeto que prevê a obtenção de energia elétrica através de células fotovoltaicas, aproveitando os telhados”, finaliza William Molina.

Integrantes da comitiva brusquense

William Molina - secretário de Governo e Gestão Estratégica
Eliani Busnardo Buemo - secretária de Educação
Cristiano Olinger - superintendente da Fundema
Nik Imhof - diretor geral da Secretaria de Obras
Amabilly Schvambach - engenheira ambiental da Fundema