imprensa

50 Parcerias Municipais pelo Clima

18/07/2018

Terceiro dia em Karlsruhe é marcado por importante agenda política

O terceiro dia da missão brusquense no Distrito de Karlsruhe, Alemanha, ficou marcado por uma extensa agenda política. Durante a manhã (hora local) desta quarta-feira (18), por exemplo, os representantes da Prefeitura de Brusque, Câmara de Vereadores, Associação Empresarial (ACIBr), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Brusque) e Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), tiveram como primeiro compromisso uma visita ao Parlamento de Baden-Württemberg, situado na capital do estado de Baden, Stuttgart.

Após serem recepcionados pelo deputado distrital Ulli Hockenberger, representante político do Distrito de Karlsruhe, a delegação acompanhou uma sessão especial sobre o clima e as ações que atualmente são desenvolvidas naquela região para a melhora da problemática ambiental.

Já por volta de 11h30, a comitiva esteve presente em um encontro com Katrin Schütz, secretária de Estado do Ministério de Assuntos Econômicos de Baden-Württemberg. Conforme o secretário Municipal de Governo e Gestão Estratégica, William Molina, os representantes da Prefeitura de Brusque e das demais entidades do município participaram de uma discurso inicial sobre as ações previstas no projeto 50 Parcerias Municipais pelo Clima.

“Ela ressaltou a importância da parceria entre o Distrito de Karlsruhe e o município de Brusque, elencando algumas ações que já aconteceram - como as estações inteligentes Smight, a que está acontecendo agora, que é a instalação das lâmpadas LED, e o Plano de Mobilidade, que está sendo iniciado o desenvolvimento, através da UNIFEBE, além de outros assuntos de interesse comercial”, comenta Molina.

Na ocasião, quem também fez uso da palavra foi o deputado anfitrião. Ulli comentou sobre a importância do intercâmbio, que aproxima e desenvolve a cooperação tecnológica entre os poderes públicos e empresas de Brusque e Karlsruhe. O representante político comentou sobre as ações já realizadas na cooperação internacional e, também, as que estão por vir.

Em seguida, o reitor da UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, também discursou sobre o importante momento. Um dos principais pontos abordados pelo educador foi o projeto que prevê o aproveitamento de telhados para a geração de energia elétrica através de placas fotovoltaicas. “É uma parceria que já deu certo. Já temos resultados práticos”, frisou Pertschy.

A Associação Empresarial de Brusque (Acibr) também teve voz durante a reunião política. O presidente da entidade representativa, Halisson Habitzreuter, deliberou acerca de assuntos econômicos, buscando uma articulação que resulte em parcerias econômicas entre Brusque e o distrito alemão.

“A associação presta total apoio aos empresários, principalmente da área têxtil, com o intuito de estreitar os laços e viabilizar possíveis negociações comerciais, de troca de tecnologia ou formação de profissionais. Faremos todos os esforços possíveis para que essa possibilidade de convênio siga adiante”, salientou Halisson.

O encontro e, consequentemente, o terceiro dia de compromissos da delegação brusquense, teve fim com um discurso do administrador do Distrito de Karlsruhe, Cristoph Schnaudigel.