24/07/2018

Prefeitura de Brusque promove Fórum da Transparência e Gestão Compartilhada

Tida como um dos melhores antídotos contra a corrupção, agindo como um mecanismo indutor de responsabilidade para os gestores públicos, a transparência será a pauta da vez no próximo dia 1º de agosto. Organizado pela Prefeitura de Brusque, por meio da Controladoria Geral do Município, ocorrerá, nesta data, o Fórum da Transparência e Gestão Compartilhada.

O evento, que é aberto ao público, tem início às 19h e ocorrerá no auditório da Paróquia São Luís Gonzaga, reunindo apresentações de entidades como Observatório Social de Brusque e Região (OSBr), Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), Associação Empresarial de Brusque (Acibr), Câmara de Vereadores, Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa (CMA).

“A sociedade tem cobrado clareza nas informações dos atos da administração pública”, comenta o diretor geral da Controladoria Geral do Município, Daniel Felício. “Nós resolvemos, então, fazer esse fórum com o objetivo de conscientizar e mobilizar a opinião pública em torno da transparência e do controle social. O debate abordará todos os aspectos que contribuem para a formação de uma consciência cidadã”.

Associações de moradores, redes de vizinhos, universidades, representantes políticos, líderes comunitários, conselhos municipais, escolares, e todas as pessoas que tenham interesse no tema podem participar. Para formalizar a inscrição, basta acessar tinyurl.com/forumtransparencia e preencher o formulário, para fins de certificação. A participação no Fórum da Transparência e Gestão Compartilhada valerá três horas complementares para estudantes universitários.

Temas das palestras

Controladoria Geral do Município: Transparência + Portal + Site;
Observatório Social: Iniciativas e a Importância da Participação Social;
Ammvi: História da Promoção da Transparência;
Acibr: Compliance;
Câmara de Vereadores: Iniciativas e Transparência no Legislativo;
CGU: Controle Social e Dados Abertos;
MPSC/CMA: Iniciativas do MPSC em Santa catarina.