03/05/2016
Movimento Maio Amarelo chama atenção para nú

MAIO AMARELO

Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Este é o objetivo do Movimento Maio Amarelo, apresentado na tarde desta segunda-feira (2), pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade de Brusque.

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, como explica o secretário de Trânsito e Mobilidade, Coronel Bruno Knihs: “O Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. Foi criado depois que, em 2010, a ONU estabeleceu a Década de Ação Pela Segurança no Trânsito, que pretende reduzir em 50% o número de óbitos no trânsito”.

Knihs explica ainda que, somente em Brusque, no ano passado ocorreram 18 mortes em decorrência de acidentes de trânsito. “No primeiro trimestre deste ano já foram oito óbitos, todos com idade entre 16 e 37 anos. Por isso precisamos ficar atentos”.

Ao longo de todo o mês de maio as ações de educação no trânsito serão intensificadas. Será realizada campanha de conscientização com distribuição de materiais gráficos e outdoors. A Ponte Estaiada, a sede da Prefeitura e o Parque das Esculturas serão iluminados de amarelo para chamar atenção para o movimento. Além disso, durante este período serão ampliadas as blitz ostensivas e educativas e haverá operação Lei Seca todos os finais de semana.

O prefeito Roberto Pedro Prudêncio Neto destaca que são com ações como esta que é possível obter resultados positivos. “Por meio de campanhas educativas conseguimos alcançar um número maior de pessoas e o Maio Amarelo tem a ver com a segurança de toda a cidade, com a de nossa família”.

Em Brusque o Movimento Maio Amarelo é uma realização da Secretaria de Trânsito e Mobilidade em parceria com a Polícia Militar e com apoio da Acibr, CDL, Nosso Brusque, Uvel e Mega Motos.

Programação Maio Amarelo

- Entrega de folders educativos sobre a campanha com 10 dicas de segurança no trânsito. (Será entregue em escolas, universidades e blitz educativa);

- Entrega de laços amarelos que representam o movimento, para usar durante o mês de maio. (Será entregue aos funcionários da Secretaria de Trânsito, Polícia Militar, Câmara de Vereadores)

- Iluminação na cidade: A partir de 1º de maio e durante todo o mês, a Ponte Irineu Bornhausen, a Prefeitura e o Parque das Esculturas estarão iluminados da cor amarela, referente ao movimento.

- Empresas relacionadas ao trânsito e entidades colocarão outdoors pela cidade com dicas de segurança no trânsito.

- Blitz educativa/ostensiva durante todo o mês de maio.

- Operação Lei Seca nos finais de semana do mês de maio.

- Palestras da Guarda Municipal e Polícia Militar nas turmas de Ensino Médio das escolas estaduais e na EEB João Hassmann. Cronograma será feito de acordo com a agenda das unidades escolares.

Clarissa dos Santos/Secom

Tópicos: